Como contratar um serviço hospedagem para seu site e evitar problemas.

como escolher um plano de hospedagem

Olá amigos, no último post falamos sobre como escolher um domínio para seu site de forma correta e neste post vou falar um pouco sobre os cuidados e como você deve contratar um serviço de hospedagem e os cuidados que devemos tomar ao contratar este serviço.

O que é Hospedagem?

Hospedagem é um local onde você coloca os arquivos do site e os torna acessível na internet, basicamente esse é o conceito, mas muitas pessoas contratam um serviço de hospedagem, sem nem mesmo analisar alguns critérios, digo isso porque já aconteceu comigo. Eu era muito encioso, já queria ver o site funcionando no mesmo dia e acabava contratando a mais barata ou até mesmo serviço gratuito, mas depois de adquirir um certa maturidade, comecei a perceber que estava perdendo dinheiro que eu poderia aproveitar ou economizar e também não estava agindo de uma forma profissional, foi aí que acordei e criei alguns critério importantes que eu teria que analisar toda vez que eu tivesse que contratar um serviço de hospedagem. Veja abaixo os pontos chaves que você deve analisar e também algumas colocações que julgo importante.

Hospedagem gratuita ou paga?

Da mesma forma que a escolha do domínio, se você quiser começar de forma amadora na internet, a opção de hospedagem gratuita pode servir para você, mas como neste blog sempre pensamos grande, a minha escolha é o serviço pago, pelo fato da segurança e tempo. Atualmente as empresas de hospedagens estão realmente oferecendo serviços muito bons, mas temos sempre que tomar cuidado porque, algumas pessoas montam seus próprios servidores de hospedagem e saem vendendo para todo mundo a preço de banana, isso eu te falo porque já tive problema com isso e perdi quase um site inteiro, então escolha fica na terceirização do serviço. Se você for montar seu próprio servidor de hospedagem vai precisar de um conhecimento bem avançado e vai gastar muito tempo, esse tempo gasto, já poderia ser convertido em dinheiro, lembre-se que você é um internet marketer e seu objetivo é ganhar dinheiro com seu negócio online e não se preocupar com a parte técnica. Eu particularmente uso a hostgator como hospedagem por ter um excelente serviço de suporte e um preço bem acessível.

Quanto você pode gastar pelo serviço?

Ter um planejamento financeiro é essencial para monitorar e manter seu site, você não precisa contratar um serviço caro porque a empresa X tem nome no mercado, existem empresas de pequeno porte que oferecem excelentes hospedagens por um preço acessível, o que você deve levar em conta é quanto você tem disponível para manter seu site até que ele gere alguma receita e essa receita seja usada para pagar essa despesa. Não passe o carro na frente dos bois.

Quanto tempo você pretende manter o site?

Quando você começa a planejar um site você tem algum objetivo a ser alcançado, também precisa ter em mente qual tempo pretende ter retorno para começar a pagar as despesas do site, porque não é viável você montar um site e ficar pagando as despesas sem ter uma receita que cubra esses gastos, lógico que até conseguir ter uma receita precisa ter um capital de giro.

Quais o critérios técnicos observar?

Quando começou a explosão dos sites de compra coletiva eu resolvi fazer um site nesta modalidade sem nenhum planejamento e contratei um hospedagem que eu pagava 5,90 por mês, eu adorei o valor, porém, quando coloquei o site no ar e eu me deparei com inúmeras situações que me deixaram de cabelo em pé, confira abaixo alguns pontos que você precisa com certeza fazer uma analise antes de contratar qualquer hospedagem.

  • Suporte técnico 24×7: Observar se a hospedagem tem uma equipe de suporte 24 horas e 7 dias por semana é essencial, seu site não fecha às 18:00 hrs. Foi isso que aconteceu comigo a empresa não tinha suporte 24×7 e o suporte era por messenger e nunca estava online, então verifica se tem algum telefone para você entrar em contato.
  • Backup: Observar se no caso de um eventualidade da natureza ou até mesmo algum problema com os arquivos do site, se a empresa possui um sistema de backup diário, semanal ou mensal e também um sistema de segurança para evitar invasões.
  • Migração do Plano contratado: Muitas empresas oferecem um plano básico para os cliente, mas não permite uma migração para um plano melhor, caso seja solicitado, então você vai ter que instalar e configurar tudo de novo no plano. Imagine se o seu site começa a ter um crescimento e isso exige uma melhora da estrutura de hospedagem e a empresa fala que não consegue migrar e por isso vai ter que contratar um novo plano e fazer toda configuração, seria um caus e perda de tempo.
  • Espaço em disco: Você criou seu site para ser um site para divulgar de sua marca somente, porém você começa a observar um crescimento e uma nova oportunidade surge, a partir de agora você vai oferecer vídeos tutoriais para seus clientes, seu espaço em disco pode acabar a qualquer momento, verifique com a empresa se caso isso venha acontecer, ela oferece alguma expansão sem ter que fazer nenhum alteração estrutural.
  • Largura de banda: Isso é importante, largura de banda significa quando de trafego seu site gerou, muitas empresas oferecem um quantidade x de largura de banda, se caso atingir este limite o site fica fora do ar e somente no outro mês é liberado. Isso já aconteceu comigo e foi aí que acordei sobre analisar antes de contratar, fiquei com meu site mais 5 dias fora do ar e hospedagem nem sequer me aliviou, então amigos para quem pensa em contratar uma hospedagem procure sempre largura de banda ilimitada. O Google geralmente passa pelo seu site todos os dias e isso também conta como trafego, então talvez você esteja perdendo banda justamente por isso, existe formas de configurar o google para fazer isso, mas isso é um assunto para outro post.
  • Linguagem do site, banco de dados e contas de e-mail: Se você criou seu site e ele tem um banco de dados é importante que você veja se a hospedagem oferece suporte ao banco de dados que está usando, caso contrário vai ficar na mão. Algumas empresa oferecem hospedagem em servidores linux porque o preço é bem menor, se o seu site foi feito em Asp(linguagem microsoft) não vai rodar no linux. Observe também quantas contas de e-mails a hospedagem oferece, porque é importante ter e-mail para suporte, contato, financeiro e SAC.
  • Seu site vai ser estático ou dinâmico: Se o site vai se estático, ou seja, só vai falar um pouco da sua empresa, seus serviços e ter um formulário de contato, procure uma hospedagem mais em conta. Agora, se o site vai ser um site onde vai ter atualizações todos os dias, procure uma hospedagem analisando todos esses critérios e pelo menos 3 três empresas como base.

Bom pessoal esses são alguns pontos chaves na escolha da hospedagem, mas sempre tenha em mente essa analise para não perder dinheiro, observe os limites que a hospedagem lhe oferece e não contrate uma hospedagem somente pelo preço baixo.

Se você precisar de alguma ajuda ou está com dúvida sobre como avaliar algum serviço de hospedagem, deixe seu comentário que terei o maior prazer em responde-lo e ajudar na melhor escolha, não tente reinventar a roda.
Abraço e Muito Sucesso.