Como escolher um domínio para seu site.

dominio-destaque

Escolher dominioQuando chegamos à fase da escolha do domínio para o nosso site ou blog, encontramos aquela dificuldade de escolher o melhor nome sem perder a relação com a nossa audiência, também surge à dúvida se usamos um domínio grátis ou pago, realmente é um processo que não é fácil, mas depois de fazer a leitura deste post, vai ter uma noção de como escolher um bom domínio. Isso já aconteceu comigo e certamente já aconteceu ou está acontecendo com você, pois bem, neste post vou mostrar como escolher um bom domínio para seu site e não ficar com estas dúvidas.

Antes de você sair correndo para escolher seu domínio, alguns pontos devem ser considerados, mas antes de falar da escolha, você realmente sabe o que é um domínio?

O que é um Domínio?

Para entender o que é um domínio, vamos falar um pouco da estrutura básica da internet. Imagine a cidade onde você mora, com ruas, endereços e bairros, agora você vai começar a entender o que é um domínio.

O seu endereço é o identificador de onde você mora, porém senão tivesse a estrutura do Nome da Rua, Número da Rua, Nome do Bairro, Nome da Cidade, seria impossível te identificar, a menos que você seja uma celebridade. Imagine senão tivesse a estrutura acima e o seu endereço fosse 4895467212433656567778194, humanamente não seria viável decorar todos esses números.

Na Internet acontece a mesma coisa, só que com um detalhe importante, o seu endereço é realmente uma sequência de números, é que chamamos de endereço IP, pensando na dificuldade que seria em identificar todos aqueles números por nós humanos, foi criado uma estrutura que convertesse todos esses números em um nome, ou seja o DOMÍNIO. Então, domínio é nome que nós, seres humanos podemos entender, decorar e é este nome que nos identifica na internet. Veja na imagem abaixo a estrutura do domínio do Internet Rentável.

estrutura de um dominio

 

 

 

 

 

Depois de entender um pouco sobre a estrutura e saber o que é um domínio, vamos para sua escolha.

A escolha do Domínio.

Já me deparei com inúmeras pessoas me perguntando sobre o uso de domínio gratuito, a resposta é você quer agir de forma profissional, ou de forma amadora na internet? Com certeza, você quer agir de forma profissional, então não escolha domínio grátis, que não tem nada haver com o que o seu público busca.

Para escolher um bom domínio, você deve evitar alguns erros:

  • Não escolha nomes difíceis de entender- o seu público deve bater o olho e saber rapidamente do que se trata.
  • Evite usar caracteres como underline, hífen e pontos- É muito fácil esquecer os caracteres e as pessoas podem acabar não encontrando seu site. Para os motores de busca o uso do hífen até facilita na identificação das palavras chaves, mas isso depende da situação, imagine se o Google mude essa regra no seu algoritmo.
  • Não use abreviações- Lembre-se o seu domínio precisa estar alinhado com seu nicho de mercado e o seu público-alvo.
  • Evite que o nome seja longo- Um nome pequeno e objetivo são bem melhor, use duas ou três palavras no máximo.
  • Não use números no domínio- Sempre bato na tecla, a internet é competitiva e as pessoas estão mais exigente então, atraia o seu público e nunca use número em domínio.
  • Evite o uso de plurais- Seu concorrente pode observar isso e criar um domínio igual ao seu, porém sem o plural, o risco das pessoas não digitarem o plural é enorme, então a dica é evitar.

Qual extensão de domínio usar .COM, .COM.BR,.NET, .ORG, etc?

Se o seu público-alvo for do Brasil, escolha .COM.BR, isso não é um regra, mas vou deixar uma pergunta no ar. Qual a probabilidade do usuário ver um anúncio do nome do seu site como, por exemplo: “Confira as Dicas no site Internetrentavel”, e digitar www.internetrentavel.com.br?

Se você usar uma extensão diferente do .COM.BR, lembre-se de divulgar todo o enderenço, ou seja, suponhamos que eu usei o .NET, vou anunciar internetrentavel.net. Caso contrário, as pessoas vão para o lugar errado, porque certamente vou digitar .com.br e não vai encontrar o seu site.

Passo a Passo para a escolha do domínio.

Esse exemplo vai servir como base para você escolher melhor o seu domínio, os dados são fictícios, mas fornece alguma base, vou deixar algumas ferramentas para analisar os dados das buscas de determinada palavra-chave.

Nicho de Mercado: Beleza.

Público-alvo: Mulheres que moram no Brasil.

Lista de Palavras relacionadas com seu Nicho: Beleza, maquiagem,moda,emagrecer,dieta.

Analise das Palavras-chaves:

Beleza: X Visitas por Mês no Brasil
Maquiagem: X Visitas por Mês no Brasil
Moda: X Visitas por Mês no Brasil
Emagrecer: X Visitas por Mês no Brasil
Dieta: X Visitas por Mês no Brasil
Lista de possíveis domínios com base nas palavras e no público-alvo:

www.modabrasileira.com.br
www.mulheremaquiagem.com.br
www.belezabrasileira.com.br
www.mulherbrasileira.com.br

Ferramentas usadas:

Google- Ferramenta de palavra chave

Ferramenta pesquisa disponibilidade Domínio.

Se você precisar de alguma ajuda ou está perdido na escolha do seu domínio deixe seu comentário que terei o maior prazer em responder e lhe ajudar na melhor escolha, não tente reinventar a roda.

Abraço e Muito Sucesso.